Manuel Maria Carrilho quer fazer passar a ideia de que foi afastado do lugar de embaixador junto da Unesco por motivos políticos. Não sei se pensa (não o disse) que a sua nomeação tinha tido motivos políticos. Provavelmente, um misto de razões - políticas e não políticas - presidiu à nomeação e, agora, à não nomeação. Porque afinal, a decisão de não renovar o mandato a um embaixador é uma decisão normal. Também me parece absolutamente normal nomear Luis Filipe Castro Mendes para a representação portuguesa junto da Unesco. Trata-se de um diplomata com uma larga experiência, governativa e em posto, e um intelectual com obra literária de mérito.
Parece que há um livro de Manuel Maria Carrilho que é hoje distribuído. A publicidade está feita (a coincidência temporal dos dois actos, substituição no cargo e publicação do livro, permite até manipular o argumento da prioridade.
Nas vésperas do centenário da República, a crítica à que temos é sempre oportuna. Um odor discreto a controvérsia serve que nem uma luva tanto a razões editoriais como a propósitos menos imediatos.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Quem aproveita oportunidades, quem age em momentos calculados por interesses próprios, pode ser classificado pelos adjectivos correspondentes.
No entanto, apresenta-se como vítima e, cúmulo do despudor, insinua ser perseguido político.
Vale tudo!
- Isabel X -
A partir de hoje sou "seguidor" deste blogue.
Porque me enriquece culturalmente e me conforta a leitura de textos que primam pela oportunidade, equilíbrio e rigor.
Continuação de bom trablaho, JBSerra!
Obrigado, Joaquim Duarte, pelas palavras de estímulo. Um abraço, desde Alpiarça e... daquela década que mudou as nossas vidas.
Coisa antiga; afinal o dito senhor também deixou de ganhar a câmara de Lisboa devido à perfídia de meia dúzia de boçais jornalistas estrategicamente colocados e a soldo de forças obscurantistas - cconspiração que, curiosamente, também suportou a edição de um livreco.
Sic transit...
Enviar um comentário