Pieter de Hooch (Dutch, Rotterdam 1629–1684 Amsterdam), Leisure Time in an Elegant Setting. 1663-65.
2 comentários:
Vasco Tomás
disse...
Também esta janela, como aquela que (talvez) lhe tivesse servido de modelo - a de Velásquez - dá para um exterior (ou rua) onde duas pessoas conversam. Coversa no exterior da cena familiar tal como nesta, em contraste com o que se passa em Las Meninas. Que bela expressão de duas atitudes - a visão extática do outro, no seu ensimesmamento vs a interacção do face a face, na cavaqueira descontraída - tão representativas de uma Holanda burguesa, a abrir-se a um mundo novo, e uma Espanha católica e barroca, ainda prisioneira de um velho mundo.
O quadro é realmente magnífico na forma como domina a luz. Como diz Vasco Tomás, parece realmente seguir o do Velasquez no Las meninas, embora as considerações de contrastes ideológicos sejam, a meu ver, rebuscadas. As personagens no exterior da cena copiam as personagens apagadas por detrás das Meninas, e neste, a cavaqueira é mais evidente apesar de estarem dentro da cena(em Velasquez). Se há algum contraste, intencional ou não, é o do quadro por cima do móvel. Em Hooch, representa o amor conjugal com duas figuras nuas, em Velasquez, são as figuras tutelares do rei e da rainha, reflectidas num espelho, que aparentemente olham a cena de fora do quadro.
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Também esta janela, como aquela que (talvez) lhe tivesse servido de modelo - a de Velásquez - dá para um exterior (ou rua) onde duas pessoas conversam. Coversa no exterior da cena familiar tal como nesta, em contraste com o que se passa em Las Meninas. Que bela expressão de duas atitudes - a visão extática do outro, no seu ensimesmamento vs a interacção do face a face, na cavaqueira descontraída - tão representativas de uma Holanda burguesa, a abrir-se a um mundo novo, e uma Espanha católica e barroca, ainda prisioneira de um velho mundo.
O quadro é realmente magnífico na forma como domina a luz. Como diz Vasco Tomás, parece realmente seguir o do Velasquez no Las meninas, embora as considerações de contrastes ideológicos sejam, a meu ver, rebuscadas. As personagens no exterior da cena copiam as personagens apagadas por detrás das Meninas, e neste, a cavaqueira é mais evidente apesar de estarem dentro da cena(em Velasquez). Se há algum contraste, intencional ou não, é o do quadro por cima do móvel. Em Hooch, representa o amor conjugal com duas figuras nuas, em Velasquez, são as figuras tutelares do rei e da rainha, reflectidas num espelho, que aparentemente olham a cena de fora do quadro.
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