Isabel Xavier conduziu-nos ontem pela toponímia republicana das Caldas da Rainha, refazendo o percurso urbano que os republicanos pretenderam destacar no período em que foram poder (1910-1926). Depois da primeira vaga de alterações toponímicas, efectuada no rescaldo da reviravolta de 5 de Outubro de 1910, nos dias que se seguiram, a República seguiu uma orientação moderada, realizando poucas mudanças e reservando os novos nomes para as novas ruas. Mas, mesmo nestes casos, prevaleceu uma orientação prudente, evitando os republicanos propor designações polémicas.
A completar a sua comunicação, Isabel Xavier abordou também o tratamento que da República foi feito nos períodos anterior (dominado pelas temáticas da reacção ao Ultimatum e do comemoracionismo camoniano), e posterior ao da Primeira República (Estado Novo, Democracia).
Casa cheia e entusiasmada para ouvir e aplaudir, no CCC, a Presidente da Associação Património Histórico.
2 comentários:
Perante o que tenho conhecimento, pelo Blogue, só tenho uma solução mudar a residência para as Caldas, “regressar ás raízes”.
Um abraço amigo
João Ramos Franco
Tive muito gosto em preparar a apresentação do roteiro republicano, aprendi muito, sob a orientação sábia e amiga do João. Agradeço-lhe também este post e, principalmente, ter-me apresentado e moderado o debate, o que é uma honra e uma felicidade para mim. Ainda estou sob a impressão do que se passou. Como sou uma pessoa muito afortunada, valeram-me os bons amigos que tenho!
- Isabel X -
Enviar um comentário