Inauguração hoje à noite, no Museu Alberto Sampiao, da exposição "Elegância, Moda e Fé: o Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus", que reúne as 65 peças de roupa reunidas desde 1748 até ao início do século XX no Convento da Madre de Deus, em Guimarães, vulgarmente designado por Convento das Capuchas ou das Capuchinhas. As peças destinavam-se a vestir as imagens da Sagrada Família.
Como em todas as colecções, o valor do conjunto prevalece sobre a desigual qualidade de algumas das suas componentes, onde todavia sobressaem as mais antigas.
Esta exposição, sucedendo à que o Museu organizou sobre a temática dos Anjos, valoriza um património vimaranense, detido pela Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, e assinala, simbolicamente, o princípio da continuidade da Capital Europeia da Cultura, pois é intenção do Museu só a desmontar em Fevereiro de 2013.
Oportunidade para sublinhar o espírito de colaboração leal, generosa e empenhada da direcção do Museu com a Capital Europeia da Cultura, de cuja rede soube ser um elemento actuante e potenciador.
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário