Um fim de semana especial de Guimarães 2012
À
medida que a programação diversa e plural de Guimarães 2012 vai sendo apresentada,
o efeito de surpresa esbate-se e a excepcionalidade instala-se numa quase
normalidade. A sucessão de estreias performativas, sejam de teatro,música ou dança, de exposições, de debates, de intervenções artísticas multidisciplinares,
apesar de intensa, entrou na rotina, tanto das audiências como dos mediadores.
No plano
comunicacional, que se alimenta da singularidade, a operação de destacar ou hierarquizar
notícias é agora mais difícil. Mas é por isso que me proponho
fazer aqui, fazendo menção aos três acontecimentos que preencheram o meu fim de semana na
Capital Europeia da Cultura. Um especial fim se semana como espero ser capaz de
demonstrar.
Flatland
Redux
Delfim
Sardo reuniu quatro convidados num exercício de reflexão sobre a pintura hoje. O resultado é uma exposição absolutamente fascinante, um
dos pontos altos da programação de arte e arquitectura de Guimarães 2012. Sardo é um dos críticos de arte com um percurso mais sólido, assente numa
conceptualização
informada sobre os caminhos da artes contemporâneas, e os artistas que
escolheu apresentam trabalhos que prendem o olhar e a inteligência de modos diferentes mas
igualmente sedutores.
Sardo
quis vincar que a pintura não desapareceu, que há uma especificidade desta forma de trabalhar a imagem.
Nenhum dos quatro autores coincide na forma como se confronta com a historia
que o precede, nem sequer na técnica ou na problemática que o circunscreve, mas os cruzamentos destas quatro
perspectivas são
infindáveis,
o que torna esta exposição obrigatória.
Margarida
Gil perseguiu um Novais nos olhos e nas mãos de quem com ele privou ou de quem conheceu quem como ele
privou. Os depoimentos falam pouco da personagem histórica, como se o tempo tivesse
feito do homem que atravessou continentes para ser o mais cosmopolita dos
vimaranenses do século
XX, uma espécie
de Flatland. O filme de Margarida é uma bela homenagem no feminino ao Novais de Maria Belo, Flávia Monsaraz, Maria Cabral,
mas não
pode ou não
quis revelar o que as pregas do tempo ocultaram. Este Novais e um personagem do
cinema e não dos
tempos.
Androulla
Vassiliou
Androulla
Vassiliou chegou a Guimarães na tarde chuvosa do dia 2 de Junho, com um programa
arduamente negociado com o seu gabinete, num ambiente de expectativa. Nenhum de
nós conhecia pessoalmente a
Comissária e
o apertado protocolo parecia assinalar um certa formalidade.
A
primeira reunião
teve lugar no Paço dos
Duques, no gabinete do Director gentilmente cedido para o efeito. Após as boas vindas do Senhor
Presidente da Câmara,
entrámos
na matéria:
eu e o Dr. Carlos Martins traçamos os objectivos, as linhas programáticas e os resultados já verificados de Guimarães 2012. Em resposta, a
Senhora Comissária
revelaria de imediato não só o tom em que decorreria o resto da sua visita, como as
qualidades que fazem dela um dos membros mais valiosos da Comissão Europeia, pela sua experiência, pela sua arguta e
fundamentada visão política, pela clareza de propósitos, pela simpatia humana
que coloca nas relações institucionais, pelo conhecimento dos dossiers e pela
rapidez de apreensão das situações encontradas no terreno. Deixando de lado, as palavras
que tinham sido preparadas para a ocasião, Androula Vassiilou reagiu com inteligência à informação que lhe foi prestada,
mostrou um amplo e prévio contacto com informação analisada, e foi calorosa
nas palavras de apoio, de incentivo e de reconhecimento.
Os
restantes passos da visita, que incluíram ainda a abertura da exposição Flatland, um jantar no
centro histórico
com comida tradicional, um concerto no Vila Flor, uma visita à ASA e ao Instituto de Design,
uma breve mas emocionada presença num ensaio da Fundação Orquestra Estúdio, uma conferencia sobre políticas publicas para as artes e
a cultura, declarações à imprensa, deixaram sinais claros de que a aposta de Guimarães 2012 conta com o
acompanhamento e o estimulo próximos da Comissão Europeia.
Quando
estamos prestes a encetar um novo ciclo de programação da CEC e a dobrar o cabo do
primeiro semestre do ano 2012, estes sinais não podem deixar de merecer a
devida valorização.
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